13 de outubro de 2015

Comentários de Atos 3

_________________________________________________________________

Este capítulo faz parte da obra: “O Novo Testamento Comentado”, de autoria de Lucas Banzoli e de livre divulgação.
_________________________________________________________________


1 E Pedro e João estavam subindo juntos para o Templo à hora da oração (a nona [hora] );
2 E um certo homem estava sendo trazido, que era aleijado desde o ventre de sua mãe, ao qual todo dia colocavam à porta do Templo, chamada [Porta] Formosa, para pedir esmola aos que entravam no Templo.
3 O qual, ao ver Pedro e João perto de entrarem no Templo, ele [lhes] pediu uma esmola.
4 E Pedro, olhando fixamente para ele, junto com João, disse: Olha para nós.
5 E [o aleijado] ficou prestando atenção neles, esperando receber deles alguma coisa.
6 E Pedro disse: Prata e ouro eu não tenho; mas o que eu tenho, isso eu te dou: no nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te, e anda!
7 E, tomando-o pela mão direita, levantou [-o] ; e logo os seus pés e tornozelos ficaram firmes.
8 E ele, saltando, pôs-se de pé, e andou, e entrou com eles no Templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9 E todo o povo o viu andar, e louvar a Deus.
10 E eles o reconheceram, que este era o que se sentava [para pedir] esmola perto da porta formosa do Templo; e ficaram cheios de surpresa e espanto, por causa do que tinha lhe acontecido.
11 E o aleijado que tinha sido curado, tendo se apegado a Pedro e a João, todo o povo correu maravilhado a eles ao alpendre, que se chama de Salomão.
12 E Pedro, vendo [isto] , respondeu ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou por que vós olhais com tanta atenção para nós, como se por nosso próprio poder ou santidade tivéssemos feito ele andar?
13 O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, ao qual vós entregastes, e diante do rosto de Pilatos o negastes, [mesmo] ele julgando que fosse solto.
14 Mas vós negastes ao santo e justo, e pedistes que um homem assassino fosse vos dado.
15 E vós matastes ao Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
16 E pela fé em seu nome, o nome dele deu firmeza a este, que vedes e conheceis; e a fé que é por meio dele deu a este perfeita saúde na presença de todos vós.
17 E agora, irmãos, eu sei que vós fizestes [isso] por ignorância, assim como também vossos líderes.
18 Mas Deus cumpriu assim o que já antes pela boca de todos os seus profetas ele tinha anunciado, que o Cristo tinha de sofrer.
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que vosso pecados sejam apagados, quando vierem os tempos do refrigério da presença do Senhor.
20 E ele enviar a Jesus Cristo, que já vos foi pregado anteriormente.
21 Ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, que Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
22 Porque Moisés disse aos [nossos] pais: O Senhor, vosso Deus, levantará, d [entre] vossos irmãos, a um profeta como a mim; e ele vós ouvireis em tudo o que ele vos falar.
23 E será que toda alma que não ouvir a este profeta será exterminada do povo.
24 E também todos os profetas, desde Samuel e os posteriores, todos os que falaram, também anunciaram com antecedência destes dias.
25 Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus estabeleceu com nossos pais, dizendo a Abraão: E em tua semente serão abençoadas todas as famílias da terra.
26 Deus, ao ressuscitar seu filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que [nisto] vos abençoasse: afastando cada um de vós de vossas maldades.



3.1 juntos para o templo. V. nota em At.2:46. a nona hora. I.e, às três horas da tarde.

3.6 prata e ouro eu não tenho. Evidência de que os apóstolos não eram ricos, nem possuíam muitas posses materiais. A única coisa que eles tinham era a cura física, através do nome de Jesus.

3.12 por que olhais com tanta atenção para nós. Pedro rejeitou a atitude daquelas pessoas que passaram a louvá-lo após terem visto a cura realizada. O verso 11 diz que "todo o povo correu maravilhado a eles", e quando Pedro viu isso (v.12) fez questão de tirar o foco de si mesmo e trazê-lo a Cristo (v.13), que deve ser sempre o centro do nosso louvor. Se quando os apóstolos estavam vivos eles rejeitaram que uma multidão inteira os cercasse para honrá-los e faziam questão que a glória fosse dada totalmente a Deus, o que seria se eles vissem hoje uma multidão que faz procissões com imagens de gesso que supostamente remetem a eles, com a finalidade de exaltá-los e prestar-lhes culto?

3.12 como se por nosso próprio poder. Pedro ressalta que eles não curaram o paralítico por algum poder deles mesmos, mas que foi o Senhor Jesus que curou através deles, e por essa mesma razão a glória deveria ser dada a Cristo, e não a eles. Muitos nos dias de hoje invertem este quadro, e prestam honrarias inconvenientes a homens quando veem que este homem fez algo de bom - seja um pastor, um "santo", um cantor ou quem quer que seja - quando toda a glória deveria ser remetida a Deus, o verdadeiro autor da boa obra, e por isso mesmo o digno de todo o mérito. Nós somos apenas "vasos de barro" (2Co.4:7) modelados por Deus, e ninguém em sã consciência louva o vaso em si em vez do seu criador, que fez com que o vaso ficasse bom.

3.15 ao qual Deus ressuscitou dos mortos. V. nota em At.2:24. nós somos testemunhas.V. nota em At.1:3.

3.17 por ignorância. Ignorância espiritual, no mesmo sentido em que Paulo diz que "o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo" (2Co.4:4). Espiritualmente, há um "véu" que cobre a mente dos incrédulos (2Co.3:14), e por essa razão eles não conseguem discernir a verdade, mesmo quando a verdade é exposta diante deles. É somente quando o véu é retirado, através da graça de Deus, que a pessoa se torna apta a entender aquilo que só pode ser entendido por uma mente espiritual (1Co.2:16).

3.19 arrependei-vos, pois, e convertei-vos. V. nota em Mt.3:2 e em Mt.3:6.

3.21 o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas. Pedro não diz que o Céu vai receber Jesus "para sempre", mas sim "até os tempos da restauração de tudo". A palavra aqui traduzida por "receber" é o grego dechomai, que também significa "conter" ou "segurar", razão pela qual muitas versões traduzem por "convém que o céu o contenha até os tempos da restauração". Isso implica que Jesus não viverá para sempre no Céu, mas somente até os "tempos da restauração", quando então Ele reinará conosco em um Reino físico terreno (v. nota em Jo.18:36), e "o tabernáculo de Deus estará com os homens, com os quais ele viverá" (Ap.21:3).

3.22 um profeta como a mim. Diante de todo o contexto, se refere indiscutivelmente a Jesus, e não a Maomé, como dizem os muçulmanos.

3.23 será exterminada. V. nota em 2Pe.2:6.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.