11 de outubro de 2015

Comentários de Atos 1

_________________________________________________________________

Este capítulo faz parte da obra: “O Novo Testamento Comentado”, de autoria de Lucas Banzoli e de livre divulgação.
_________________________________________________________________


1 Eu fiz o primeiro livro, ó Teófilo, sobre todas as coisas que Jesus começou, tanto a fazer como a ensinar;
2 Até o dia em que ele foi recebido acima, depois de pelo Espírito Santo ter dado mandamentos aos apóstolos que tinha escolhido;
3 Aos quais também, depois de ter sofrido, apresentou-se vivo com muitas evidências; sendo visto por eles durante quarenta dias, e falando [-lhes] das coisas relativas ao reino de Deus.
4 E, reunindo-os, mandou-lhes que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai que (disse ele) de mim ouvistes.
5 Porque João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muitos dias depois destes.
6 Então aqueles que tinham se reunido lhe perguntaram, dizendo: Senhor, tu restaurarás neste tempo o Reino a Israel?
7 E ele lhes disse: Não pertence a vós saber os tempos ou estações que o Pai pôs em sua própria autoridade.
8 Mas vós recebereis poder do Espírito Santo, que virá sobre vós; e vós sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia, e Samaria, e até ao último [lugar] da terra.
9 E tendo ele dito estas coisas, enquanto eles o viam, ele foi levantado acima, e uma nuvem o tirou dos olhos deles.
10 E enquanto eles estavam com os olhos fixos ao céu, depois dele ter ido, eis que dois homens de roupas brancas se puseram junto a eles;
11 Os quais também disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Este Jesus, que foi tomado de vós acima ao céu, assim virá, da maneira como o vistes ir ao céu.
12 Então eles voltaram a Jerusalém do monte que se chama das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém [à distância] de um caminho de sábado.
13 E ao entrarem, subiram ao cômodo superior, onde ficaram Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago [filho] de Alfeu, Simão Zelote e Judas [irmão] de Tiago.
14 Todos estes perseveravam concordando em orações, e petições, com as mulheres, com Maria a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
15 E em [algum d] aqueles dias, havendo uma multidão reunida de cerca de cento e vinte pessoas, Pedro se levantou no meio dos discípulos e disse:
16 Homens irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura, que o Espírito Santo, por meio da boca de Davi, predisse quanto a Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus.
17 Porque ele foi contado conosco, e obteve uma porção neste ministério.
18 Este pois, adquiriu um campo por meio do pagamento da maldade, e tendo caído de cabeça para baixo, partiu-se ao meio, e todos os seus órgãos internos caíram para fora.
19 E [isso] foi conhecido por todos os que habitam em Jerusalém, de maneira que aquele campo se chama em sua própria língua Aceldama, isto é, campo de sangue.
20 Porque está escrito no livro dos Salmos: Sua habitação se faça deserta, e não haja quem nela habite; e outro tome seu trabalho de supervisão.
21 Portanto é necessário, que dos homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus entrava e saía conosco,
22 Começando desde o batismo de João, até o dia em que [diante] de nós ele foi recebido acima, se faça um destes testemunha conosco de sua ressurreição.
23 E apresentaram dois: a José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome [o] Justo; e a Matias.
24 E orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra a qual destes dois tu tens escolhido.
25 Para que ele tome parte deste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir a seu próprio lugar.
26 E lançaram-lhes as sortes; e caiu a sorte sobre Matias. E ele [passou] a ser contado junto com os onze apóstolos.



1.1 o primeiro livro. I.e, o evangelho de Lucas (Lc.1:1-4). todas as coisas. Lucas não diz "algumas" coisas, mas "todas" as coisas, o que nos leva a crer que em seu evangelho já constava tudo o que era suficiente para o nosso conhecimento sobre os ensinos de Jesus, para que possamos crer e ser salvos (sobre o parecer semelhante de João, v. nota em Jo.20:31).

1.3 com muitas evidências. A fé cristã não é uma fé desprovida de evidências, mas uma fé que se fundamenta principalmente no fundamento da ressurreição de Cristo, que é a garantia da nossa própria ressurreição para uma vida eterna (1Co.15:22-23). Para os apóstolos, a ressurreição de Cristo era evidente pelo fato de Jesus, mesmo depois de morto, ter aparecido vivo a eles em diversas ocasiões diferentes e inclusive em grupo, o que deita por terra com qualquer chance de ter sido mera alucinação. Já para nós, a evidência da ressurreição de Jesus é o martírio dos apóstolos, que prova que eles estavam sendo sinceros em seu testemunho da ressurreição de Jesus, uma vez que ninguém morre por algo que sabe que é uma mentira. Os discípulos não ganhariam nada inventando uma mentira; de fato, tudo o que eles ganharam foi perseguição, açoites, prisões e privações por toda a vida, e martírio ao final dela. Somente um Cristo literalmente ressurreto e vivo dentre os mortos poderia motivá-los a passar por tantos sofrimentos sem renegar a fé nem por um instante. Esta é a maior evidência da veracidade da fé cristã. [Para ler mais sobre isso, veja o capítulo 5 de meu livro "As Provas da Existência de Deus"].

1.5 sereis batizados com o Espírito Santo. Não se refere à conversão, porque os discípulos já eram convertidos. Não se refere ao batismo nas águas, porque os discípulos já eram batizados. Também não se refere a possuir o Espírito Santo, porque os discípulos já tinham o Espírito Santo pelo menos desde Jo.20:22. Se refere, obviamente, ao dom de línguas que os discípulos receberiam dentro de poucos dias, o que se cumpriu em At.2:1-4. Esta é uma das provas mais fortes de que o batismo com o Espírito Santo se refere não ao momento do novo nascimento, mas sim ao momento em que os dons espirituais passam a ser liberados sobre o já convertido. Isso implica que nem todos aqueles que são convertidos e que já foram batizados nas águas são batizados com o Espírito Santo, como está claro em At.18:25 (v. nota).

1.7 não compete a vós saber os tempos. Os discípulos criam em uma restauração literal de Israel como nação, e Jesus em momento algum negou isso, nem jamais lhes disse que esta era uma interpretação equivocada. Ao contrário, quando perguntado sobre os tempos em que isso ocorreria, ele não disse que não vai ocorrer, mas sim que isso ocorrerá em um tempo que não lhes competia saber. Algo semelhante ao que ele disse sobre o dia da Sua vinda não poder ser descoberto pelos homens (Mt.24:36). Isso implica que realmente haverá uma restauração literal em Israel como nação, o que também é confirmado por Paulo, quando disse que no final "todo o Israel será salvo" (Rm.11:26, v. nota).

1.11 assim virá, da maneira como o vistes ir ao céu. Isso significa que a volta de Jesus nas nuvens do céu é tão real e literal quanto a sua ascensão. Da mesma forma que Jesus literalmente subiu ao céu em uma nuvem, ele literalmente voltará à terra em uma nuvem, no arrebatamento pós-tribulacional da Igreja. Diante de um contexto que fala de uma vinda literal nas nuvens por analogia, é simplesmente inócuo tentar usar paralelos de textos poéticos do AT onde Deus figurativamente "cavalga numa nuvem" (Is.19:1) para tentar impugnar uma volta literal de Cristo na segunda vinda.

1.13 Judas [irmão] de Tiago. Sobre esta tradução equivocada, v. nota em Lc.6:16.

1.14 Maria. É a última vez em que a mãe de Jesus é mencionada na Bíblia. Ela não volta a ser citada em mais nenhuma parte de Atos ao Apocalipse. irmãos dele. V. nota em Mc.6:3.

1.21 é necessário. Estabelece os pré-requisitos necessários para alguém ser considerado "apóstolo" em sentido estrito (para o grupo dos doze). Obviamente, ninguém se enquadra nestes requisitos hoje, uma vez que era necessário que estivesse presente com os discípulos desde o batismo de João Batista. No entanto, há um sentido mais amplo em que o termo aparece nas Escrituras, como quando Paulo e Barnabé são chamados de apóstolos (At.14:14), assim como Tiago (Gl.1:19) e como Andrônico e Júnias (Rm.16:7). Neste sentido, o "apóstolo" é qualquer um que é enviado ou designado a uma missão evangelística, uma vez que "enviado" é o significado do termo "apóstolo", em grego.

1.24 tu tens escolhido. V. nota em Jo.6:70.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: novos comentários estão desativados para este blog, mas você pode postar seu comentário em qualquer artigo do meu novo blog: www.lucasbanzoli.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.